quinta-feira, setembro 14, 2006

Dinâmica: Dinâmica dos envelopes

N° participantes: mínimo 8
Material necessário: folhas de revista ou de ofício, tesoura e cola.
Tarefa: Inicialmente se divide o grupo em pequenos grupos de 3 a 4 pessoas (ou mais), e então se explica que:
Vocês (que estão coordenando a dinâmica) são uma grande empresa e que estamos buscando um fornecedor de envelopes.
Portanto os grupos (que foram divididos) poderão ser futuros fornecedores de envelopes, mas para isso precisam desempenhar a seguinte tarefa:
Será dado inicialmente 5 minutos para cada grupo planejar como será o envelope que irão elaborar para depois tentar vender. Nestes 5 minutos eles não mexem no material ainda, apenas fazem as combinações de como será feito o tal envelope.
É o momento de planejar.
Depois de acabar os 5 minutos então iremos à parte prática da dinâmica. Agora a ordem é "mãos a obra", instrui-se as pessoas que será dado 5 minutos para a elaboração dos envelopes, mas antes de iniciar pergunta-se para cada grupo quantos envelopes acham que conseguirão fazer. (é importante anotar).
Bom então passado os 5 minutos que estavam fazendo os envelopes, agora é momento de os grupos tentarem vende-los para vocês (que são a grande empresa).
Nesse momento vocês vão ver que os envelopes são cheio de defeitos, mal colados, porque o pessoal se preocupa geralmente em fazer quantidade e não qualidade.
É legal também que os coordenadores da dinâmica provoquem os grupos, dizendo do que querem um preço baixo pelos envelopes, geralmente aqui entra a negociação dos grupos, podendo observar se eles tem boa argumentação ao negociar, se tem boas respostas a perguntas de vocês, se tem lógica no que fala, se realmente é um bom vendedor.
Já a liderança pode ser observada em toda a dinâmica, ver quem toma a iniciativa nas decisões, quem procura tomar a frente das coisas, quem se mostra como destaque porque dá boas idéias, não necessariamente aquele que fala mais, mas o que vem com boas propostas e é ouvido pelo grupo.
Pode ser observado também o trabalho em equipe, a comunicação que o grupo mantém, entre outras coisas.
Fonte: Taís chaves ( quem nos sugeriu a dinâmica)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?