sábado, setembro 23, 2006

Líder: Bill Gates

Nome: Willam Gates III
Nascido: 28 de Outubro 1955 na cidade de Seattle, Washington
Ocupação: Presidente, Microsoft Corporation

Bill Gates III pertencia a uma família de classe alta, seu pai era um advogado proeminente, sua mãe servia na placa de diretores para First Interstante Bank. Ele é casado com Melinda, tem três filhos; jennifer katharine, Rory John, Phoebe Adele. Estudou em Lakeside, uma escola preparatória a mais exclusiva de seattle foi lá que ele começou seu interesse no software e começou a programar computador com 13 anos. Em 1950 Pode registar-se na universidade de harvad, foi lá que ele encontrou-se com seu sócio de negocio futuro, Steve Ballmer. E foi considerado durante doze anos consecutivos a pessoa mais rica do mundo.
No seu segundo ano em Harvad, começou sua trajetória, junto com Paul Allen e Monte Davidoff eles co-escreveram o BASIC do Altair para o Altair 8800, no seu terceiro ano começou a perseguir uma carreira no desenvolvimento de software. A demonstração foi um sucesso e resultou em um negócio que naquele momento se chamava Micro-Soft que se transformou em Microsoft Corporation.
Quando a IBM decidiu construir a ferragem para um computador pessoal desktop em 1980, necessitou de um sistema operando-se a Microsoft não teve nenhum sistema operando neste momento. Visto que, teria que ser desenvolvido para cada computador um modelo diferente de sofware, foi ai que Bill Gates licenciou o CP/M-compatible chamado QDOS que foi comprado pela Microsoft que serviu de base para o chamando o MS-DOS a Microsoft foi de um jogador pequeno a um dos vendedores principais de software na indústria de computador. Em 1980 adiantados a Microsoft liberou "WINDOWS" como uma linha de comando do DOS, e para competir com outros sistemas no mercado. A Microsoft continuou a liberar versões novas e fez negócios com o OEMs (Original Equipment Manufacturer, ou OEM, é uma modalidade diferenciada de distribuição de produtos onde eles não são comercializados aos consumidores finais. Ou seja, são vendidos a outras empresas) para Ter windows instalado em muitos sistemas. Bill sempre continuaria se assegurando que a maioria dos computadores viriam com seu software instalado, assim a Microsoft foi se consolidando como a maior companhia de software do mundo, Bill foi o CEO ("Chefe Setor Executivo") da companhia até 2000, quando Steve Ballmer fez exame da posição. E continua a servir como o presidente da placa.
A Microsoft fundada em 1975, é uma dos grandes líderes mundiais em software, serviços e soluções que ajudam as pessoas e negócios a alcançar o seu verdadeiro potencial, ela conta também com 63000 funcionários em mais de 100 países e regiões e gera rendimentos anuais superiores a 44 Bilhões de dólares ao ano.
E mesmo com toda essa potência criada por Bill Gates, o mais importante empresário da atualidade, ele anuncia sua saída da Microsoft e dá uma lição de liderança: saber o momento de sair é decisivo para o sucesso.
"Esse é o começo de uma nova era", disse Steven Ballmer, presidente da empresa. Bill Gates que no final de outubro completará 51 anos de idade -- anunciou que se afastaria do comando dos negócios em 2008. A decisão de Gates pegou o mundo dos negócios de surpresa. Oficialmente, a explicação é a vontade de Gates de se dedicar à filantropia -- um projeto humanitário que envolve desde a descoberta de uma vacina para a Aids até a erradicação da malária. O verdadeiro motivo, porém, está diretamente ligado ao destino da Microsoft. Ao deixar sua em presa, Gates quer evitar uma das ameaças mais letais ao sucesso de um negócio: a estagnação, provocada pela permanência de um líder que já não consegue acompanhar como deveria o ritmo das mudanças do mercado. No fundo, ele sabe que a Microsoft sobreviverá sem ele, assim como a IBM sobreviveu à ausência de Thomas Watson, e a Ford continuou a crescer mesmo sem Henry Ford. Gates também sabe que a Microsoft poderá ser até melhor sem ele. "O mundo dos negócios não perdoa empresários que, mesmo tendo um passado brilhante, não percebem a hora em que devem transferir a liderança e dedicar-se a novos projetos pessoais e profissionais", diz o consultor Renato Bernhoeft, um dos maiores especialistas brasileiros no assunto.
Gates decidiu sair de cena no auge, antes que os resultados do negócio o tornassem obsoleto diante dos outros e sobretudo frente à concorrência. Por mais de três décadas, ele foi o grande responsável pelo nascimento, pelo crescimento e pelo sucesso da Microsoft. De sua cabeça, saíram projetos como o sistema operacional Windows, que transformou para sempre a indústria de software. Sua genialidade, capaz de deixar gigantes como a IBM comendo poeira, foi celebrada no mundo inteiro, e a Microsoft tornou-se referência de empresa próspera, inovadora, revolucionária.
As características que tornam Bill Gates um líder são?
Visionário;
Perspicaz;
Previdente;
Cauteloso;
Inovador;
Sabe seus limites a hora certa de parar;
Revolucionário.

Questão de escolha simples:
Quando foi que a Microsoft se consolidou como a maior empresa de software do mundo?
a)Quando Bill Gates Co-escreveu o BASIC do Altair
b)Quando entrou em Harvard
c)Quando Liberou o Windows
d)Quando a IBM decidiu construir o descktop
e)Com o surgimento da Bill & Melinda Gates fundation

Questão dissertativa:
Quando um Líder tem que parar?
Resposta esperada:
Quando ele ver que já não consegue acompanhar como deveria o ritmo das mudanças no mercado, não tem idade para que isso ocorra.
Fonte: http://gatesfoundation.org/default.htm
http://www.microsoft.com/billgates

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?