sexta-feira, setembro 29, 2006

Líder: Josef Stalin (1879-1953)

Como um dos mais influentes líderes na história da Rússia, a biografia de Joseph Stalin é quase que mesclada com a história do comunismo russo. Stalin nasceu em 21 de dezembro de 1879, com o nome de Iosif Vissarionovich Dzhugashvili em Gori, na Geórgia, de uma família de camponeses. Aprendeu russo na escola, onde se sobressaiu, tendo obtido uma bolsa de estudos completa para o Seminário teológico de Tbilisi.
Enquanto estudava para ser padre, Stalin lia literatura proibida, inclusive "O capital" de Karl Marx e logo "converteu-se" ao marxismo russo. Stalin começou sua carreira no Partido Social-democrata em 1899, como propagandista entre os trabalhadores da ferrovia de Tbilisi. Entre 1902 e 1913, Stalin foi preso oito vezes, foi exilado sete vezes e escapou seis vezes. Adotou o pseudônimo Stalin, que significava "homem de aço", durante este período.
Nos últimos anos da Rússia czarista (1905 a 1917), Stalin apoiou a facção bolchevista do partido. Lenin elevou-o aos altos círculos do partido em 1912, escolhendo-o para o Comitê Central dos Bolchevistas. No ano seguinte, durante um breve período, Stalin editou o novo jornal do partido, o Pravda (A Verdade) e, para o encorajamento de Lenin, escreveu seu primeiro trabalho principal, "O marxismo e a questão da nacionalidade". Após a Revolução de Março de 1917, Stalin voltou a Petrogrado (agora São Petersburgo), onde retomou o cargo de redator do Pravda. Juntamente com Lev Kamenev, Stalin dominou as decisões do partido na capital antes da chegada de Lenin em abril. Os dois defendiam uma política de moderação e cooperação com o governo provisório.
Sendo um especialista em nacionalismo dos bolchevistas, Stalin foi a escolha de Lenin para dirigir o Comissariado de Assuntos para Nacionalidade. Juntamente com Yakov Sverdlov e Leon Trotsky, ajudou Lenin a decidir todos os assuntos emergentes durante o difícil período da guerra civil. No interior do partido, Stalin reforçou sua posição com um obstinado trabalho organizacional e com uma devoção às tarefas administrativas. Foi comissário do controle do estado entre 1919 e 1923 e, em 1922, tornou-se secretário-geral do partido. Quando Stalin transformou esta base organizacional em uma fonte de poder político, entrou em conflito com Lenin sobre pequenos mas finalmente, notáveis assuntos.
Antes de sua morte, Lenin chegou a perceber as falhas da personalidade de Stalin, utilizadas como responsabilidades políticas. Em seu "testamento" político Lenin duvidava se o secretário-geral do partido usaria seu grande poder com cautela suficiente. A sorte e as manobras hábeis permitiram que Stalin anulasse o testamento de Lenin e vencesse todos os seus rivais que apoiavam a posição de Lenin. Em seu aniversário de cinqüenta anos (1929), Stalin havia fortalecido sua posição como o sucessor reconhecido de Lenin e fortaleceu seu poder como líder único da então União Soviética.
Embora as campanhas de industrialização presididas por Stalin em 1930, levassem a atrasada URSS ao nível das potências industriais, Stalin é talvez mais lembrado por suas campanhas de terrorismo político. Um enorme número de líderes do partido, da indústria e líderes militares desapareceram durante "O Grande Terror". O medo infundido pela polícia secreta (o Komitet gosudarstvennoy bezopasnosti ou KGB) formaram uma parte essencial do sistema chamado de Estalinismo. Os historiadores acreditam que cerca de 12 milhões de pessoas morreram por terem ficado entre as ambições de Stalin. Milhões de pessoas morreram de inanição e por trabalhos forçados, mesmo não tendo tido nenhuma participação na política.
Stalin participou das reuniões dos Aliados em Teerã (1943), em Yalta (1945) e em Potsdam (1945), onde obteve o reconhecimento de uma esfera de influência soviética na Europa oriental, e após a guerra estendeu a dominação comunista sobre a maior parte dos países liberados pelos exércitos soviéticos. Sua determinação obcecada para evitar qualquer outro ataque devastador à URRS proveniente do Ocidente, tem grande relação com o crescimento da Guerra Fria. Em 1953, Stalin morreu após vinte e cinco anos de poder. Ele havia levado o governo de Lenin e seus bolchevistas revolucionários de volta à ditadura.
Fonte:Lady Macbeth of Mtsensk - HOME em http://archive.operainfo.org/broadcast/operaBackground.cgi?id=54&language=4&bid=321
Questão de simples escolha:
Quando que Stalin fortaleceu sua posição como sucessor de Lênin e poder como líder único da União Soviética?
a)1929
b)1902
c)1953
d)1943
e)1945

Questão dissertativa:
Onde que Stalin começou a sua carreira?
Stalin começou sua carreira no partido Social-democrata

Comments: Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?