sábado, outubro 21, 2006

Dinâmica: Pirâmide de Canudos

Objetivos: Liderança, negociação, trabalho em equipe, planejamento e criatividade.
Material: Canudinhos e fitas adesivas.
Tempo: De 20 a 30 minutos.
Procedimentos: Dividir os grupos em no máximo 6 pessoas para que haja a participação de todos. Distribuir os canudinhos e uma fita adesiva para cada grupo. Os grupos terão que fazer uma pirâmide de canudos. Dar 2 minutos para que possam planejar e negociar como farão a pirâmide. Depois disso terão 15 minutos para montar a pirâmide.
O grupo vencedor: Vencerá o grupo que fizer a pirâmide mais alta, porém tem quê se levar em consideração a estrutura da pirâmide, se ela esta bem firme ou não. Também deve se considerar o modo em que foi feito a base, no caso as pirâmides tem quatro pontas. E também podemos considerar a beleza da pirâmide, mas apenas para fins de desempate.
Conclusão: o que ocorre na dinâmica ocorre nas empresas também. Os grupos tem 2 minutos para planejar e 15 minutos para executar a tarefa. Mas não adianta ter muito tempo para a execução se nem foi planejado direito. Aí que os lideres deveriam se destacar naturalmente dentro dos grupos dando idéias e planejando o melhor modo de se fazer a pirâmide. Deveriam fazer perguntas ao instrutor da dinâmica, do que poderiam e não poderiam fazer. Mas principalmente usar da criatividade para fazer a tarefa. Muitas vezes nas empresas nos deparamos com situações como esta, em que temos uma difícil tarefa a executar sem muitos artifícios. Nesses casos a criatividade é muito importante, assim como o trabalho em equipe.
Fonte: Dinâmicas de grupo - Pastoral Juvenil - Volume I

Comments: Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?