terça-feira, julho 18, 2006
Plano de atividades e cronograma de avaliações - 25438W-04 - Liderança e Negociação
25438W-04 - Liderança e Negociação
Turma: 670 - Período letivo: 2006/2 - 5ªABCD - Sala 50/802
Palavras-chave:
Liderança, Motivação, Criatividade, Paradoxo, Resultado, Equipes, Times, Negociação, Poder, Informação, Critérios, Estratégias, Táticas
Ementa:
Propiciar o desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno através da vivência desafiadora dos conhecimentos teóricos em Liderança e Negociação.
Objetivos da disciplina:
Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado a entender e desenvolver os papéis de líder e negociador; distinguindo e descrevendo os diferentes métodos de liderança e negociação; compreendendo os procedimentos de liderar e negociar em empresas; analisando e escolhendo entre as diferentes formas de liderança e negociação aplicáveis; obtendo assim, um diferencial profissional competitivo pela aplicação do conhecimento teórico à prática da liderança e negociação.
Metodologia:
Aulas teórico-práticas com desenvolvimento de exercícios envolvendo situações práticas e vivenciais. Leitura de textos de apoio e livros que suportam as questões a serem tratadas. Palestras expositivas e trabalho em grupo e/ou individual.
Professor:
Roberto Astor Moschetta - moschetta@pucrs.br e moschetta@bogari.com.br
Currículo resumido:
Administrador de Empresas e especialista em Gerência e Engenharia de Software pela UFRGS, especialização em Marketing pela FGV, mestre em Administração pela PUC/RIO, professor da FACE/PUCRS atuando também no Parque Tecnológico da Universidade - TECNOPUC, Consultor da BOGARI em Planejamento, Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação.
Cronograma:
1ª Aula - 03/08/06 - Aula inaugural. Apresentação inicial. Regras e metodologia de ensino e avaliação. Esclarecimentos. 1. Liderança empreendedora; 1.1. Estímulo à participação, comprometimento, criatividade e inovação da equipe com a utilização de métodos de análises e soluções de problemas; 1.2. Importância da comunicação, clareza de objetivos e metas. Delegação, educação contínua de colaboradores, feedback
2ª Aula - 10/08/06 - 1.3. Gestão do conhecimento; 1.4. Ruptura da "zona de conforto"
3ª Aula - 17/08/06 - 2. Negociação - arte e ciência aplicada; 2.1. Terminologia; 2.2. O que é negociação; 2.3. Por que negociação; 2.4. Negociação total; 2.5. Atitudes que influenciam na negociação.
4ª Aula - 24/08/06 - 3. Negociação - Fator tempo fundamental; 3.1. Tempo de aceitação; 3.2. Controle da agenda; 3.3. Diretrizes do fator tempo; 3.4. Fator tempo
5ª Aula - 31/08/06 - 4. Negociação - Habilidades fundamentais; 4.1. Algumas características do negociador ideal; 4.2. Os dez mandamentos do negociador; 4.3. Como ouvir criativamente.
07/09/06 - Feriado
6ª Aula - 14/09/06 - 4.4. Julgamento de propostas: alguns parâmetros de qualidade, rendimento, preço base, prazo; 4.5. Fases da negociação
7ª Aula - 21/09/06 - 5. Negociação - estratégias, táticas e técnicas; 5.1. Use perguntas; 5.2. Estratégias de negociação; 5.3. As escolhas da negociação; 5.4. Cronologia das exigências; 5.5. Exigências não negociáveis.
8ª Aula - 28/09/06 - 5.6. Como você usa seu poder? 5.7. Coerência: até onde é coerente a sua conduta? 5.8. Congelar e descongelar; 5.9. Táticas do bom sujeito - mau sujeito; 5.10. Emoções: como lidar com elas.
9ª Aula - 05/10/06 - Prova
12/10/06 - Feriado
10ª Aula - 19/10/06 - 5.11. Táticas de negociação; 5.12. Técnicas de negociação; 5.13. Cessão de concessões; 5.14. Superação de impasses.
11ª Aula - 26/10/06 - 5.15. Equipe negociadora; 5.16. Perfil do negociador; 5.17. Ambiente.
02/11/06 - Feriado
12ª Aula - 09/11/06 - 6. Negócios empresariais; 6.1. Joint venture; 6.2. Franquias; 6.3. Fusões; 6.4. Parcerias.
13ª Aula - 16/11/06 - Reserva técnica
14ª Aula - 23/11/06 - Apresentação do Desafio
15ª Aula - 30/11/06 - Prova Especial
16ª Aula - 07/12/06 - G2
Bibliografia:
Básica:
KOUZES, James M.; POSNER, Barry Z. O desafio da liderança. São Paulo : Campus, 2003. 456 p. PUCRS - 658.4092 K88d - LIVRO TEXTO
Escrito em 1987 "O Desafio da Liderança" se tornou um dos livros sobre liderança mais vendidos de todos os tempos. Nesta edição os autores revisaram e atualizaram totalmente seu livro clássico. Esta edição está fundamentada em extensas pesquisas e entrevistas com todos os tipos de líderes de todos níveis em empresas públicas e privadas do mundo inteiro. O livro é um "treinador individual sob a forma de livro" - guiando os leitores ao longo das cinco regras da liderança exemplar - apontar o caminho, inspirar uma visão compartilhada, desafiar o estabelecido, deixar os outros agirem, e encorajar o coração - eles podem ter um desempenho melhor em seu melhor pessoal.
MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação e solução de conflitos. São Paulo : Atlas, 1998. 160 p. PUCRS - 301.1 M385n - LIVRO TEXTO
Os autores mostram que o uso dos estilos, bem como o conhecimento de suas características básicas, pode constituir-se num diferencial fundamental para o bom encaminhamento e busca da melhor solução possível para os conflitos que surgem na empresa, na sociedade, na escola ou na família.
Complementar:
COVEY, Stephen R. Liderança baseada em princípios. Rio de Janeiro : Campus, 2002, 343 p. PUCRS - 658.3145 C8731a - TEXTO COMPLEMENTAR
A liderança baseada em princípios é um paradigma inovador, uma nova maneira de pensar que auxilia a solucionar dilemas clássicos da vida moderna. O livro mostra como adquirir uma compreensão dos princípios básicos da liderança pessoal eficaz. O livro apresenta os seguintes tópicos: Características dos Líderes Baseados em Princípios; Uma revisão dos sete hábitos; A orientação moral; O poder baseado em princípios; Trinta métodos de influência; Oito formas de enriquecer o casamento e as relações familiares; Transformando seus filhos em campeões; Sete problemas crônicos; Mudando o seu paradigma gerencial; As vantagens do paradigma da liderança baseada em princípios; Controle organizacional versus auto-supervisão; Ambientes de aprendizagem.
FISHER, Roger; PATTON, Bruce, URY, William. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro : Imago, 2005. 214 p. PUCRS - 158.5 F535ca - TEXTO COMPLEMENTAR
O livro é um clássico sobre negociação escrito por três pesquisadores da Universidade de Harvard. A obra foca a solução dos conflitos em quatro princípios: separar as pessoas do problema; concentrar-se nos interesses e não nas posições; trabalhar junto para criar opções que satisfaçam às duas partes e obter êxito na negociação com pessoas que são mais poderosas.
HINDLE, Tim. Como conduzir negociações. São Paulo : Publifolha, 2000. 72 p. PUCRS - 658.4 H662c - TEXTO COMPLEMENTAR
Textos diretos e exemplos práticos mostram como escolher sua estratégia, encontrar interesses comuns entre as partes e fechar um acordo.Quadros relacionam de forma esquemática os diferente estilos e táticas de negociação.Totalmente colorido e em formato prático.
HUNTER, James C. O monge e o executivo : Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro : Sextante, 2004. 138 p. PUCRS - 301.1553 H945mc - TEXTO COMPLEMENTAR
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
NIERENBERG, Juliet. Os segredos da negociação. São Paulo : Publifolha, 2003. 160 p. PUCRS - 658.409 N675s - TEXTO COMPLEMENTAR
Um guia rico e prático sobre como se concentrar para obter total autocontrole no momento de negociar. "Os Segredos da Negociação" irá lhe mostrar tudo de que precisa para agir com habilidade numa sala de reuniões, no ciberespaço, frente a frente durante um almoço ou em um telefonema internacional.
PETER F. DRUCKER FOUNDATION. O líder do futuro. São Paulo : Futura, 2004. 316 p. PUCRS - 658.4092 P4781e - TEXTO COMPLEMENTAR
O livro na primeira parte contempla o futuro das organizações e examina o papel dos líderes em uma sociedade em que elas emergem. Na segunda parte oferece relatos de líderes atuais e futuros e a terceira focaliza especificamente a área de desenvolvimento da liderança, descrevendo alguns métodos para sair de onde os líderes estão para onde precisarão estar. Os editores Frances Hesselbein (da Drucker Foundation), Marshal Goldsmith e Richard Beckhard são consultores destacados internacionalmente.
Avaliações:
A nota de G1 será composta pela média de quatro avaliações com pesos diferenciados:
{[(P1 + P2 + P3)/3]*0,50} + [(Desafio)* 0,50]
A nota P1 será resultante de apresentação individual que cada aluno deverá realizar no primeiro período das aulas identificadas de TI1 a TI10 na coluna de procedimentos do cronograma, com no máximo 20 minutos cada sobre líderes e negociações. A cada aula, quatro alunos fazem a apresentação.
O aluno deve elaborar e apresentar a turma uma resenha comentada (e não lida) dividida em duas partes: a primeira deve ser sobre a biografia de um líder e, a segunda, sobre uma notícia recente divulgada em meios de divulgação com o tema negociação. Na apresentação da resenha os comentários do aluno devem ser críticos e expressar sua opinião sobre as mesmas. Ao final da apresentação o aluno deve distribuir a turma um questionário com quatro perguntas sobre os assuntos apresentados (uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre a biografia e uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre negociação). O questionário será preenchido pelos alunos é será o registro de presença do primeiro período, devendo ser entregue ao professor.
É importante ressaltar que somente receberão notas as apresentações realizadas na data em que forem programadas e que forem inseridas no blog http://liderancaenegociacao.blogspot.com até 72 horas após sua apresentação, conforme a seguinte formatação:
1ª postagem
(cabeçalho) Líder: Nome do líder
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão)
a)
b)
c)
d)
e)
Questão dissertativa:
(texto da questão)
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada)
2ª postagem
(cabeçalho) Negociação: Título da negociação
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão)
a)
b)
c)
d)
e)
Questão dissertativa:
(texto da questão)
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada)
Para a avaliação P1 não se aplica a opção da Prova Especial.
A nota P2 será resultante de aula a ser ministrada por uma dupla de alunos a partir do início do segundo período das aulas identificadas de TG1 a TG10 na coluna de procedimentos do cronograma, com duração máxima de 30 minutos cada e que deverá envolver uma dinâmica de grupo comentada que atue sobre os temas de liderança e/ou negociação. A cada aula, duas duplas fazem a apresentação.
"A expressão dinâmica de grupo refere-se a atividades variadas exercidas por treinadores sobre grupos humanos" (Lima, 1980: 73). "Qualquer situação em que você reúne pessoas para uma atividade conjunta, com um objetivo específico, caracteriza uma dinâmica" (Tatiana Wernikoff).
A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho em que se perceba, por exemplo, como cada pessoa se comporta em grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua idéia levada em conta. Dinâmica de grupo é um instrumento de aproximação de interesses gerando sintonia, e pode ser utilizado para exercitar e desenvolver habilidades de negociação.
Visite os sites a seguir para conhecer um pouco mais sobre o uso de dinâmicas de grupo:
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/index.shtm
http://www.curriex.com.br/centro_carreira/dinamicas3.asp
http://www.sbdg.org.br/
Cada grupo deverá disponibilizar a aula (dinâmica) comentada no blog da disciplina.
Para a aula (dinâmica) o grupo poderá utilizar os meios que julgar conveniente (estará a disposição projetor multimídia e microcomputador). A aula (dinâmica) deverá providenciar um sistema de auto-avaliação e de participação para os alunos. A auto-avaliação, preenchida pelos alunos é o registro de presença do segundo período, devendo ser entregue ao professor.
A avaliação P2 considerará tanto o conteúdo do documento postado no blog quanto a apresentação em aula.
É importante ressaltar que somente receberão notas as apresentações realizadas na data em que forem programadas e que forem inseridas no blog http://liderancaenegociacao.blogspot.com até 72 horas após sua apresentação, conforme a seguinte formatação:
(cabeçalho) Dinâmica: Nome da dinâmica
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Auto avaliação:
(texto da questão)
Para a avaliação P2 não se aplica a opção da Prova Especial.
A nota P3 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido na disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação P3.
A média das avaliações P1, P2 e P3 comporão 50% do peso de G1.
A nota do Desafio será resultante de atividade desafiadora e marcante desenvolvida por todos os alunos da turma. A definição do que irá constar desta avaliação será razão de deliberação no decorrer do semestre. A data limite para apresentação da tarefa está definida no cronograma de avaliações. Há dois critérios que o tema escolhido para esta avaliação deve cobrir. O primeiro refere-se ao fato de que o resultado do Desafio deve "durar" pelo menos 5 anos. O segundo define que as atividades que levarão ao sucesso da proposta devem ser estratificadas e a grupos de alunos atribuída sua responsabilidade, de forma que se possa fazer avaliações segmentadas do processo de condução ao resultado. Os conceitos a atribuir para o resultado do Desafio serão de responsabilidade do professor. Haverá conceitos diferentes entre alunos.
O Desafio não se aplica a opção de Prova Especial. O Desafio compõe 50% do peso de G1.
A nota de G2 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação G2.
Recuperação:
Será possibilitada a realização de Prova Especial ao término do semestre para aqueles alunos que tenham faltado a prova P3 (ATENÇÃO: Somente prova P3). A nota da Prova Especial será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
Atrasos:
Os alunos que chegam atrasados para o início das aulas acabam, mesmo que involuntariamente, prejudicando a dinâmica de apresentação das exposições. Criam-se distrações e impede-se a concentração do expositor. Os primeiros minutos da aula serão utilizados para as apresentações dos alunos (tanto no primeiro quanto no segundo período) e, uma vez que não é habito da maioria realizar este tipo de atividade, sugere-se que os eventualmente atrasados aguardem o término da exposição de seus colegas para entrar em aula.
Horário e presenças:
O horário de início e término da aula será:
1º período: das 08:00 h às 09:35 h
2º período: das 09:50 h às 11:25 h
Cabe lembrar que será necessária a presença em 85% das aulas para aprovação "por média", e em 75% para qualificar-se a realização da prova G2.
Metodologia:
A participação nas aulas é essencial ao processo de ensino e aprendizagem. Esta participação não é entendida como sua simples presença física, mas fundamentalmente pela contribuição positiva (crítica, enfática, discordante, taxativa, enfim, de qualquer modo) que você possa colocar perante a turma e o professor.
O conteúdo do programa apresentado nas aulas é orientado para envolve-los com as situações práticas do dia-a-dia profissional, instigando-os constantemente a que tomem posicionamentos que possam defender coerentemente, por quaisquer meios que sejam socialmente aceitos.
Visando agilizar o processo de comunicação e manter os conteúdos permanentemente atualizados a disciplina dispõe de um blog na Internet em http://liderancaenegociacao.blogspot.com e um site em http://br.geocities.com/moschetta/Liderancaenegociacao.html que devem ser as referências quanto ao material de apoio, exercícios e comunicações. Para otimizar a utilização desta importante alternativa de mídia didática pedagógica é necessário que os alunos disponibilizem o seu endereço de e-mail já na primeira semana de aula e se cadastrem no blog. Os alunos que não dispuserem de endereço eletrônico devem providenciá-lo o mais breve possível (existem inúmera alternativas grátis) sob pena de prejudicar sobremaneira sua participação na disciplina.
Turma: 670 - Período letivo: 2006/2 - 5ªABCD - Sala 50/802
Palavras-chave:
Liderança, Motivação, Criatividade, Paradoxo, Resultado, Equipes, Times, Negociação, Poder, Informação, Critérios, Estratégias, Táticas
Ementa:
Propiciar o desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno através da vivência desafiadora dos conhecimentos teóricos em Liderança e Negociação.
Objetivos da disciplina:
Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado a entender e desenvolver os papéis de líder e negociador; distinguindo e descrevendo os diferentes métodos de liderança e negociação; compreendendo os procedimentos de liderar e negociar em empresas; analisando e escolhendo entre as diferentes formas de liderança e negociação aplicáveis; obtendo assim, um diferencial profissional competitivo pela aplicação do conhecimento teórico à prática da liderança e negociação.
Metodologia:
Aulas teórico-práticas com desenvolvimento de exercícios envolvendo situações práticas e vivenciais. Leitura de textos de apoio e livros que suportam as questões a serem tratadas. Palestras expositivas e trabalho em grupo e/ou individual.
Professor:
Roberto Astor Moschetta - moschetta@pucrs.br e moschetta@bogari.com.br
Currículo resumido:
Administrador de Empresas e especialista em Gerência e Engenharia de Software pela UFRGS, especialização em Marketing pela FGV, mestre em Administração pela PUC/RIO, professor da FACE/PUCRS atuando também no Parque Tecnológico da Universidade - TECNOPUC, Consultor da BOGARI em Planejamento, Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação.
Cronograma:
1ª Aula - 03/08/06 - Aula inaugural. Apresentação inicial. Regras e metodologia de ensino e avaliação. Esclarecimentos. 1. Liderança empreendedora; 1.1. Estímulo à participação, comprometimento, criatividade e inovação da equipe com a utilização de métodos de análises e soluções de problemas; 1.2. Importância da comunicação, clareza de objetivos e metas. Delegação, educação contínua de colaboradores, feedback
2ª Aula - 10/08/06 - 1.3. Gestão do conhecimento; 1.4. Ruptura da "zona de conforto"
3ª Aula - 17/08/06 - 2. Negociação - arte e ciência aplicada; 2.1. Terminologia; 2.2. O que é negociação; 2.3. Por que negociação; 2.4. Negociação total; 2.5. Atitudes que influenciam na negociação.
4ª Aula - 24/08/06 - 3. Negociação - Fator tempo fundamental; 3.1. Tempo de aceitação; 3.2. Controle da agenda; 3.3. Diretrizes do fator tempo; 3.4. Fator tempo
5ª Aula - 31/08/06 - 4. Negociação - Habilidades fundamentais; 4.1. Algumas características do negociador ideal; 4.2. Os dez mandamentos do negociador; 4.3. Como ouvir criativamente.
07/09/06 - Feriado
6ª Aula - 14/09/06 - 4.4. Julgamento de propostas: alguns parâmetros de qualidade, rendimento, preço base, prazo; 4.5. Fases da negociação
7ª Aula - 21/09/06 - 5. Negociação - estratégias, táticas e técnicas; 5.1. Use perguntas; 5.2. Estratégias de negociação; 5.3. As escolhas da negociação; 5.4. Cronologia das exigências; 5.5. Exigências não negociáveis.
8ª Aula - 28/09/06 - 5.6. Como você usa seu poder? 5.7. Coerência: até onde é coerente a sua conduta? 5.8. Congelar e descongelar; 5.9. Táticas do bom sujeito - mau sujeito; 5.10. Emoções: como lidar com elas.
9ª Aula - 05/10/06 - Prova
12/10/06 - Feriado
10ª Aula - 19/10/06 - 5.11. Táticas de negociação; 5.12. Técnicas de negociação; 5.13. Cessão de concessões; 5.14. Superação de impasses.
11ª Aula - 26/10/06 - 5.15. Equipe negociadora; 5.16. Perfil do negociador; 5.17. Ambiente.
02/11/06 - Feriado
12ª Aula - 09/11/06 - 6. Negócios empresariais; 6.1. Joint venture; 6.2. Franquias; 6.3. Fusões; 6.4. Parcerias.
13ª Aula - 16/11/06 - Reserva técnica
14ª Aula - 23/11/06 - Apresentação do Desafio
15ª Aula - 30/11/06 - Prova Especial
16ª Aula - 07/12/06 - G2
Bibliografia:
Básica:
KOUZES, James M.; POSNER, Barry Z. O desafio da liderança. São Paulo : Campus, 2003. 456 p. PUCRS - 658.4092 K88d - LIVRO TEXTO
Escrito em 1987 "O Desafio da Liderança" se tornou um dos livros sobre liderança mais vendidos de todos os tempos. Nesta edição os autores revisaram e atualizaram totalmente seu livro clássico. Esta edição está fundamentada em extensas pesquisas e entrevistas com todos os tipos de líderes de todos níveis em empresas públicas e privadas do mundo inteiro. O livro é um "treinador individual sob a forma de livro" - guiando os leitores ao longo das cinco regras da liderança exemplar - apontar o caminho, inspirar uma visão compartilhada, desafiar o estabelecido, deixar os outros agirem, e encorajar o coração - eles podem ter um desempenho melhor em seu melhor pessoal.
MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação e solução de conflitos. São Paulo : Atlas, 1998. 160 p. PUCRS - 301.1 M385n - LIVRO TEXTO
Os autores mostram que o uso dos estilos, bem como o conhecimento de suas características básicas, pode constituir-se num diferencial fundamental para o bom encaminhamento e busca da melhor solução possível para os conflitos que surgem na empresa, na sociedade, na escola ou na família.
Complementar:
COVEY, Stephen R. Liderança baseada em princípios. Rio de Janeiro : Campus, 2002, 343 p. PUCRS - 658.3145 C8731a - TEXTO COMPLEMENTAR
A liderança baseada em princípios é um paradigma inovador, uma nova maneira de pensar que auxilia a solucionar dilemas clássicos da vida moderna. O livro mostra como adquirir uma compreensão dos princípios básicos da liderança pessoal eficaz. O livro apresenta os seguintes tópicos: Características dos Líderes Baseados em Princípios; Uma revisão dos sete hábitos; A orientação moral; O poder baseado em princípios; Trinta métodos de influência; Oito formas de enriquecer o casamento e as relações familiares; Transformando seus filhos em campeões; Sete problemas crônicos; Mudando o seu paradigma gerencial; As vantagens do paradigma da liderança baseada em princípios; Controle organizacional versus auto-supervisão; Ambientes de aprendizagem.
FISHER, Roger; PATTON, Bruce, URY, William. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro : Imago, 2005. 214 p. PUCRS - 158.5 F535ca - TEXTO COMPLEMENTAR
O livro é um clássico sobre negociação escrito por três pesquisadores da Universidade de Harvard. A obra foca a solução dos conflitos em quatro princípios: separar as pessoas do problema; concentrar-se nos interesses e não nas posições; trabalhar junto para criar opções que satisfaçam às duas partes e obter êxito na negociação com pessoas que são mais poderosas.
HINDLE, Tim. Como conduzir negociações. São Paulo : Publifolha, 2000. 72 p. PUCRS - 658.4 H662c - TEXTO COMPLEMENTAR
Textos diretos e exemplos práticos mostram como escolher sua estratégia, encontrar interesses comuns entre as partes e fechar um acordo.Quadros relacionam de forma esquemática os diferente estilos e táticas de negociação.Totalmente colorido e em formato prático.
HUNTER, James C. O monge e o executivo : Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro : Sextante, 2004. 138 p. PUCRS - 301.1553 H945mc - TEXTO COMPLEMENTAR
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
NIERENBERG, Juliet. Os segredos da negociação. São Paulo : Publifolha, 2003. 160 p. PUCRS - 658.409 N675s - TEXTO COMPLEMENTAR
Um guia rico e prático sobre como se concentrar para obter total autocontrole no momento de negociar. "Os Segredos da Negociação" irá lhe mostrar tudo de que precisa para agir com habilidade numa sala de reuniões, no ciberespaço, frente a frente durante um almoço ou em um telefonema internacional.
PETER F. DRUCKER FOUNDATION. O líder do futuro. São Paulo : Futura, 2004. 316 p. PUCRS - 658.4092 P4781e - TEXTO COMPLEMENTAR
O livro na primeira parte contempla o futuro das organizações e examina o papel dos líderes em uma sociedade em que elas emergem. Na segunda parte oferece relatos de líderes atuais e futuros e a terceira focaliza especificamente a área de desenvolvimento da liderança, descrevendo alguns métodos para sair de onde os líderes estão para onde precisarão estar. Os editores Frances Hesselbein (da Drucker Foundation), Marshal Goldsmith e Richard Beckhard são consultores destacados internacionalmente.
Avaliações:
A nota de G1 será composta pela média de quatro avaliações com pesos diferenciados:
{[(P1 + P2 + P3)/3]*0,50} + [(Desafio)* 0,50]
A nota P1 será resultante de apresentação individual que cada aluno deverá realizar no primeiro período das aulas identificadas de TI1 a TI10 na coluna de procedimentos do cronograma, com no máximo 20 minutos cada sobre líderes e negociações. A cada aula, quatro alunos fazem a apresentação.
O aluno deve elaborar e apresentar a turma uma resenha comentada (e não lida) dividida em duas partes: a primeira deve ser sobre a biografia de um líder e, a segunda, sobre uma notícia recente divulgada em meios de divulgação com o tema negociação. Na apresentação da resenha os comentários do aluno devem ser críticos e expressar sua opinião sobre as mesmas. Ao final da apresentação o aluno deve distribuir a turma um questionário com quatro perguntas sobre os assuntos apresentados (uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre a biografia e uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre negociação). O questionário será preenchido pelos alunos é será o registro de presença do primeiro período, devendo ser entregue ao professor.
É importante ressaltar que somente receberão notas as apresentações realizadas na data em que forem programadas e que forem inseridas no blog http://liderancaenegociacao.blogspot.com até 72 horas após sua apresentação, conforme a seguinte formatação:
1ª postagem
(cabeçalho) Líder: Nome do líder
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão)
a)
b)
c)
d)
e)
Questão dissertativa:
(texto da questão)
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada)
2ª postagem
(cabeçalho) Negociação: Título da negociação
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão)
a)
b)
c)
d)
e)
Questão dissertativa:
(texto da questão)
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada)
Para a avaliação P1 não se aplica a opção da Prova Especial.
A nota P2 será resultante de aula a ser ministrada por uma dupla de alunos a partir do início do segundo período das aulas identificadas de TG1 a TG10 na coluna de procedimentos do cronograma, com duração máxima de 30 minutos cada e que deverá envolver uma dinâmica de grupo comentada que atue sobre os temas de liderança e/ou negociação. A cada aula, duas duplas fazem a apresentação.
"A expressão dinâmica de grupo refere-se a atividades variadas exercidas por treinadores sobre grupos humanos" (Lima, 1980: 73). "Qualquer situação em que você reúne pessoas para uma atividade conjunta, com um objetivo específico, caracteriza uma dinâmica" (Tatiana Wernikoff).
A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho em que se perceba, por exemplo, como cada pessoa se comporta em grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua idéia levada em conta. Dinâmica de grupo é um instrumento de aproximação de interesses gerando sintonia, e pode ser utilizado para exercitar e desenvolver habilidades de negociação.
Visite os sites a seguir para conhecer um pouco mais sobre o uso de dinâmicas de grupo:
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/dinamica/index.shtm
http://www.curriex.com.br/centro_carreira/dinamicas3.asp
http://www.sbdg.org.br/
Cada grupo deverá disponibilizar a aula (dinâmica) comentada no blog da disciplina.
Para a aula (dinâmica) o grupo poderá utilizar os meios que julgar conveniente (estará a disposição projetor multimídia e microcomputador). A aula (dinâmica) deverá providenciar um sistema de auto-avaliação e de participação para os alunos. A auto-avaliação, preenchida pelos alunos é o registro de presença do segundo período, devendo ser entregue ao professor.
A avaliação P2 considerará tanto o conteúdo do documento postado no blog quanto a apresentação em aula.
É importante ressaltar que somente receberão notas as apresentações realizadas na data em que forem programadas e que forem inseridas no blog http://liderancaenegociacao.blogspot.com até 72 horas após sua apresentação, conforme a seguinte formatação:
(cabeçalho) Dinâmica: Nome da dinâmica
(texto)
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Auto avaliação:
(texto da questão)
Para a avaliação P2 não se aplica a opção da Prova Especial.
A nota P3 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido na disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação P3.
A média das avaliações P1, P2 e P3 comporão 50% do peso de G1.
A nota do Desafio será resultante de atividade desafiadora e marcante desenvolvida por todos os alunos da turma. A definição do que irá constar desta avaliação será razão de deliberação no decorrer do semestre. A data limite para apresentação da tarefa está definida no cronograma de avaliações. Há dois critérios que o tema escolhido para esta avaliação deve cobrir. O primeiro refere-se ao fato de que o resultado do Desafio deve "durar" pelo menos 5 anos. O segundo define que as atividades que levarão ao sucesso da proposta devem ser estratificadas e a grupos de alunos atribuída sua responsabilidade, de forma que se possa fazer avaliações segmentadas do processo de condução ao resultado. Os conceitos a atribuir para o resultado do Desafio serão de responsabilidade do professor. Haverá conceitos diferentes entre alunos.
O Desafio não se aplica a opção de Prova Especial. O Desafio compõe 50% do peso de G1.
A nota de G2 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação G2.
Recuperação:
Será possibilitada a realização de Prova Especial ao término do semestre para aqueles alunos que tenham faltado a prova P3 (ATENÇÃO: Somente prova P3). A nota da Prova Especial será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
Atrasos:
Os alunos que chegam atrasados para o início das aulas acabam, mesmo que involuntariamente, prejudicando a dinâmica de apresentação das exposições. Criam-se distrações e impede-se a concentração do expositor. Os primeiros minutos da aula serão utilizados para as apresentações dos alunos (tanto no primeiro quanto no segundo período) e, uma vez que não é habito da maioria realizar este tipo de atividade, sugere-se que os eventualmente atrasados aguardem o término da exposição de seus colegas para entrar em aula.
Horário e presenças:
O horário de início e término da aula será:
1º período: das 08:00 h às 09:35 h
2º período: das 09:50 h às 11:25 h
Cabe lembrar que será necessária a presença em 85% das aulas para aprovação "por média", e em 75% para qualificar-se a realização da prova G2.
Metodologia:
A participação nas aulas é essencial ao processo de ensino e aprendizagem. Esta participação não é entendida como sua simples presença física, mas fundamentalmente pela contribuição positiva (crítica, enfática, discordante, taxativa, enfim, de qualquer modo) que você possa colocar perante a turma e o professor.
O conteúdo do programa apresentado nas aulas é orientado para envolve-los com as situações práticas do dia-a-dia profissional, instigando-os constantemente a que tomem posicionamentos que possam defender coerentemente, por quaisquer meios que sejam socialmente aceitos.
Visando agilizar o processo de comunicação e manter os conteúdos permanentemente atualizados a disciplina dispõe de um blog na Internet em http://liderancaenegociacao.blogspot.com e um site em http://br.geocities.com/moschetta/Liderancaenegociacao.html que devem ser as referências quanto ao material de apoio, exercícios e comunicações. Para otimizar a utilização desta importante alternativa de mídia didática pedagógica é necessário que os alunos disponibilizem o seu endereço de e-mail já na primeira semana de aula e se cadastrem no blog. Os alunos que não dispuserem de endereço eletrônico devem providenciá-lo o mais breve possível (existem inúmera alternativas grátis) sob pena de prejudicar sobremaneira sua participação na disciplina.