terça-feira, agosto 08, 2006

5 regras básicas e os 10 compromissos da Liderança

Cinco Regras Básicas da Liderança Exemplar
Através de nossos estudos do melhor pessoal nas experiências de liderança, descobrimos que as pessoas comuns que guiam outras em jornadas pioneiras seguem caminhos bastante semelhantes.
Embora cada caso analisado fosse singular em sua expressão, cada um desses caminhos também se caracterizou por alguns padrões de ação comum. Liderança não é personalidade, liderança é pratica. Inserimos essas regras básicas em um modelo de liderança e o apresentamos aqui como orientação que os líderes podem seguir ao tentar manter suas tendências e guiar os outros até a excelência.
A medida que observamos mais a fundo o processo dinâmico da liderança - por intermédio da análise de casos e de questionários - descobrimos cinco regras básicas comuns às experiências que permitem aos líderes fazer coisas extraordinárias. Os líderes estudados seguem as Cinco Regras Básicas da Liderança Exemplar:
- Apontar o caminho
- Inspirar uma visão compartilhada
- Desafiar o estabelecido
- Permitir que os outros ajam
- Encorajar o coração
Estas regras não são exclusivas das pessoas estudadas ou de um seleto grupo de privilegiados. Elas se encontram a disposição de todos aqueles que, em qualquer organização ou situação, aceitam o desafio de liderar. Resistiram ao teste do tempo e nossas pesquisas mais recentes mostraram que são tão relevantes hoje quanto eram ao começarmos nossa investigação, há duas décadas - ou até mais.
Dez compromissos da liderança
Encerrado nas cinco regras fundamentais da liderança exemplar encontram-se um conjunto de comportamentos que servem de base para que se aprenda a liderar. Nós os chamamos de Os Dez Compromissos da Liderança. Estes dez compromissos serve de guia para nossa discussão sobre como os líderes conseguem que se façam coisas extraordinárias, bem como serve de estrutura para o que se seguem.
Fonte: KOUZES, James M.; POSNER, Barry Z. O desafio da liderança. Rio de Janeiro : Elsevier, 2003.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?