terça-feira, setembro 26, 2006

Negociação: Ghosn diz que desfecho de negociações com GM está em aberto

A Renault e a Nissan estão evoluindo nas negociações com a General Motors sobre uma aliança tripartite, mas os resultados ainda estão em aberto, afirmou o presidente da Renault e da Nissan, Carlos Ghosn, em entrevista ao jornal Automotive News.
"O ambiente e o espírito do trabalho são bons. Está em aberto. Eles estão trabalhando juntos, gastando bastante tempo", afirmou Ghosn sobre as equipes que estudam a possível parceria.
"Eles realmente têm muito respeito por seus parceiros (...). Acredito que todos eles estão fazendo um trabalho muito bom", acrescentou o executivo. "O que eu não sei é quais são as conclusões."
Ghosn, porém, preferiu não comentar se a GM estava disposta aceitar o tipo de aliança de trocas que ele tinha em mente, mas ele destacou que companhias com passado de alianças bem-sucedidas estão mais abertas a acordos como esse, do que aquelas que tiveram experiências ruins.
"Eu posso lhe dizer que para fazer a aliança funcionar entre a Renault e a Nissan foi uma tarefa diária. Isso não foi algo como pegar um time da Renault e um time da Nissan e dizer: 'OK, pessoal, que tal trabalharmos juntos? Vamos nos reunir em dois meses'."
"Não. Pessoas que são diferentes e são de companhias diferentes não vão trabalhar juntas naturalmente. Então você tem de massagear as estruturas e os padrões e os incentivos e tudo mais para que isso funcione. Mas se você fizer isso, a recompensa realmente vale todos os esforços."
A Renault/Nissan e a GM estabeleceram prazo até meados de outubro para determinar se uma aliança das três montadoras teria sentido. Ghosn e o presidente-executivo da GM, Rick Wagoner, vão se encontrar esta semana em Paris para discutir a parceria, informou uma fonte próxima das negociações.
Ghosn afirmou ainda que sabia que o acordo enfrentava resistência interna de algumas pessoas da GM, que vêem seus interesses em risco.
O acordo não tem chances de ir para frente a menos que receba apoio do topo da GM, disse ele.
"Isso terá de ser amigável, associativo, cooperativo e guiado pela performance. Isso é tudo. Se eles não quiseram isso, vamos encerrar as conversas."
Fonte: Reuters em 25/09/2006 09:10:36 com reportagem adicional de Chang-Ran Kim em Tóquio

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?