terça-feira, setembro 19, 2006

Negociação: YouTube negocia com gravadoras para disponibilizar clipes

O YouTube está negociando um acordo com diversas gravadoras para disponibilizar milhares de vídeos on-line. A ação pode aproximar o perfil do site, atualmente apenas urna plataforma de troca de vídeos (a mais popular do mundo), ao de um provedor de conteúdo de entretenimento, como o Yahoo! e outros. De acordo com seus administradores, qualquer que seja o acordo com as gravadoras, o conteúdo continuará a ser acessado gratuitamente. "Querermos ter todos os videoclipes de todos os tempos em seis, 12 ou talvez 18 meses", disse o co-fundador do site, Steve Chen, a agência de notícias Reuters. Chen afirmou ainda que pretende se diferenciar de serviços como os do iTunes, AOL Music ou Yahoo! Music.
O site teve um boom de popularidade cerca de um ano atrás e agora, segundo divulga o próprio YouTube, registra 100 milhões de pageviews por dia e responde por cerca de 60% dos vídeos assistidos on-line.
Os nomes das gravadoras que poderão integrar o acordo não foi divulgado pelo site, mas a Warner e a EMI confirmaram que estão em negociações com o YouTube. Analistas sugerem que tal ação poderia ameaçar a posição de liderança no mercado da loja virtual da Apple, o iTunes.
Enfim, o propósito do YouTube é de poder converter sua popularidade gigantesca em uma razão para que os usuários comprem players concorrentes do iPod, já que os tocadores da Apple não comportam arquivos protegidos por sistemas de proteção aos direitos autorais (DRM) de outros fomecedores.
Fonte: da Folha Online em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informática/ult124u2O461.shtml
Publicado em nome de Brunno dos Santos Massena

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?