segunda-feira, outubro 02, 2006

Negociação: GM diz que conversas com Renault-Nissan podem ser estendidas

O presidente-executivo da General Motors, Rick Wagoner, disse que está aberto à aliança com a Renault-Nissan e deixou claro que as negociações podem ser estendidas além do prazo de meados de outubro estabelecido anteriormente pelas montadoras.
Conversas com o presidente da Renault e da Nissan Motor têm ido bem e a montadora norte-americana está aberta a uma aliança, mas é o plano de reestruturação da própria GM que irá salvar a companhia, afirmou Wagoner a repórteres nesta quinta-feira no Salão do Automóvel de Paris.
"Vocês verão uma conclusão, que pode variar da continuação dos estudos a uma decisão de seguir em frente ou uma decisão de não proceder", disse Wagoner sobre o prazo final de 15 de outubro, determinado pelas montadoras.
Ele também afirmou que a GM não compartilhou de nenhuma informação especial com o maior acionista da montadora norte-americana, Kirk Kerkorian, que foi quem propôs inicialmente a aliança de três partes.
Wagoner está otimista sobre o progresso da reviravolta da GM, que foi abatida por grandes prejuízos e registrou dramática queda de participação no mercado dos EUA. A japonesa Toyota Motor está prestes a conquistar a posição da GM, como maior montadora de carros do mundo, em volume.
A GM acumulou perdas de 10,6 bilhões de dólares no ano passado, mas tem tido progresso no corte de custos nos últimos meses, o que aumentou as dúvidas sobre se agora a montadora vai concordar com o acordo com a Renault-Nissan, idealizado por Carlos Ghosn, que é presidente-executivo das duas empresas.
Fonte: Reuters em 28/09/2006 por Michael Shields e Poornima Gupta

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?