segunda-feira, novembro 27, 2006

Líder: John Fitzgerald Kennedy

John Fitzgerald Kennedy nasceu em Brookline, Massachusetts dia 29 de maio de 1917 e faleceu em Dallas, 22 de novembro de 1963. É o 35° presidente de seu país. Sua família era de ascêndencia irlandesa e tradicionalmente católica. Kennedy era filho de Joseph P. Kennedy, embaixador dos Estados Unidos no Reino Unido no fim dos anos 30. Formou-se em Direito na Universidade de Harvad em 1940. Serviu na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Condecorado por bravura, afastou-se do serviço militar por problemas na coluna vertebral.
Em1946, foi eleito pelo Partido Democrata como deputado federal pelo estado de Massachussetts. Reeleito em 1948 e 1950. Em1952, ganhou de Henry Cabot Lodge Jr., do Partido Republicano, a vaga de seu estado no Senado Federal. John Kennedy casou-se em 12 de setembro de 1953 com Jacqueline Bouvier, que depois da morte de John se casou com Aristóteles Onassis, armador grego. Nessa época John, sofreu duas cirurgias para correção de problemas na coluna vertebral, vindo a quase falecer. Teve dois filhos John kennedy Jr. e Caroline Kennedy.
No início de 1960, Kennedy declarou-se candidado democrata às eleições presidenciais daquele ano. Vencedor de todas as primárias, Kennedy foi designado pelo Partido Democrata como candidato à Presidência, escolhendo para compor sua chapa o senador Lyndon B. Johnson, do Texas. A 8 de novembro de1960, após uma disputadíssima campanha, Kennedy vence por uma diferença de 70.000 votos, na eleição mais apertada da história americana. Kennedy obteve o mínimo necessário para vencer, 50.0000001% dos votos.
Kennedy tomou posse, sucededendo a Dwight Eisenhower, a 20 de janeiro de 1961. Tão logo assume a presidência, tem que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com o auxílio da CIA. Assume a responsabilidade pelo fracasso, mas mantém a popularidade. Em junho tem seu primeiro encontro com o premier russo, Nikita Kruschev em Viena. Dois meses depois o Muro de Berlim é construido. 1962 é um ano turbulento. A crise dos Mísseis em Cuba leva o mundo próximo ao conflito nuclear, mas Kennedy já mais entrosado com o poder, age com firmeza e ganha admiração mundial. O conflito no Vietnã começa a se agravar e Kennedy envia consultores militares para o sudeste asiático.
Internamente, o governo Kennedy leva a economia a uma recuperação. Porém enfrenta forte oposição do Congresso a levar adiante algumas de suas propostas. No sul do país, a tensão racial se agrava e o Presidente é obrigado a enviar tropas para garantir os direitos civis da população negra.
Kennedy foi o presidente dos EUA que lançou o desafio de chegar a Lua em uma década, que resultou no Projeto Apollo. No famoso discurso em 1961 Kennedy lançou o desafio de "enviar homens a Lua e traze-los de volta a salvo".
Em discurso na Universidade Rice suas palavras foram: We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard ("Nós decidimos ir a Lua. Nós decidimos ir a Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis").
No verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a sua campanha para uma eventual reeleição em 1964. As perspectivas eram boas, visto que o candidato republicano deveria ser o senador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular. Porém, o estado do Texas, que era de fundamental importância, estava a pender para os republicanos. Foi então programada uma visita do Presidente às principais cidades do estado em 21-22 de novembro. Tendo visitado San Antonio, Houston e Fort Worth, Kennedy vai a Dallas, desfila em carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia do dia 22, passando por uma praça da cidade, Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o Governador do Texas John Connally) e outro fatal na cabeça. Kennedy morre menos de trinta minutos depois do atentado. Um ex-marine, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde foram vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald seria transferido para outra prisão, acabou por ser também assassinado por Jack Ruby.
Fonte: ???
Questão escolha simples:
John Kennedy transformou-se em símbolo da razão:
a) da guerra e dos conflitos
b) de liderança
c) da democracia e do diálogo;
d) política
e) de conflitos nucleares

Questão dissertativa:
Quais são as características de liderança de John Kennedy?
Resposta esperada:
Que mesmo com todos os conflitos ocorridos, ele conseguiu administrar e manter sua política e sua popularidade, mesmo admitindo seus fracassos.

Publicado em nome de Laura Sperotto Coelho Vianna

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?