segunda-feira, novembro 27, 2006

Líder: Mano Menezes

Nasceu em Santa Cruz do Sul no estado do Rio Grande do Sul em 06/11/1962.
Começou sua carreira como técnico esportivo em 1986 no SESI - RS, antes teve uma carreira curta como jogador.
Em 1996 deu ínicio aos seus êxitos como treinador, conquistando um vice-campeonato gaúcho de juniores pelo Guarani - VA e em 1997 com os juniores do Juvetunde - RS.
Finalmente em 2005, chegou ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense onde, aí sim, surgem seus principais traços de liderança.
Na conquista da série B, ele chega somente como uma "aposta" da direção, tendo a sombra de Luis Felipe Scolari, todos acreditam que ele pode ser mais um personagem do interior a dar certo no cargo.
E assim acontece, o professor Mano Menenzes consegue dar de volta o espírito de garra e força que faltava na equipe. Em jogos decisivos, a palavra de motivção que ele conseguia aplicar, era de extrema importância para o resultado final do jogo.
Uma curiosidade que aconteceu, no jogo entre Grêmio 0 x 4 Anapolina, Mano Menezes chama o grupo no vestiário e fala para eles apontarem os erros da partida, ele não falaria absolutamente nada nesse dia, apenas "No próximo jogo, eu não direi nada, vocês vão fazer o que vocês quiserem", Depois desse dia, o Grêmio não perdeu mais na segundona.
As três principais características do líder:
Visão - Apontou os principais pontos fracos para virem os devidos reforços.
Dedicação - Quando tudo parecia perdido na série B, deu a volta por cima.
Carismático - Uniu o grupo muito mais rápido do que o esperado.

Publicado em nome de Gustavo Poletto

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?