quinta-feira, novembro 16, 2006

Negociação: Bunge terá mais 400 vagões Randon

Trading vai alugar equipamentos comprados pela japonesa MRC, do grupo Mitsui.
A fabricante de equipamentos para transporte de carga rodoviária Randon S.A. Implementos e Participações, de Caxias do Sul (RS), fechou contrato para entrega de mais 400 vagões ferroviários tipo hopper HFE para o transporte de grãos e farelo à MRC Serviços Ferroviários BNGE-AL Ltda, empresa constituída pela japonesa Mitsui & Co. Ltd., para locação de material ferroviário. Os vagões serão alugados pela Bunge Alimentos S.A. e a operação será realizada pela ALL. O valor do negócio ultrapassa R$ 70 milhões.
No ano passado, a empresa gaúcha vendeu 100 unidades á MRC. "É o nosso maior cliente no momento, mas estamos prospectando oportunidades com outras operadoras ferroviárias", disse o diretor executivo da Randon - Divisão Implementos, Norberto Fabris, que projeta para 2006 a produção de mil unidades.
"Em dois anos vendemos 500 unidades. Em 2006 queremos mil. É um grande desafio", diz Fabris. Hoje a capacidade instalada é para 2,5 mil unidades ano. Para 2006, planeja atingir participação de 20% no mercado. Fabris informa que parte do investimento de R$ 4 milhões efetuado esse ano foi no desenvolvimento de um truque mecano soldado, que estará disponível no mercado a partir do primeiro semestre do próximo ano.
"O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) aprovou os testes", adianta ele, lembrando que atualmente a empresa adquire partes e peças de vários fornecedores. Embora a montagem seja realizada em Caxias, o acoplamento dos vagões aos truques continua sendo feito na base da ALL, em Canoas. "Para os demais clientes nós estamos procurando outras soluções", informa o executivo. De acordo com o diretor executivo, a entrega dos vagões ocorrerá até o final de março de 2006. O primeiro lote de oito vagões foi entregue no mês passado.
"O negócio vagões ferroviário terá uma representatividade entre 15% e 20% da Divisão Implementos. Não deve mudar muito disso", comenta Fabris. A empresa deve encerrar o ano com receitas líquidas estimada em R$ 920 milhões, 32,5% maior em relação ao montante registrado em 2004.
A atuação da Randon no setor ferroviário iniciou em 1998 com a fabricação do sistema bimodal Transtrailer, uma tecnologia que permite que o semi-reboque trafegue tanto em ferrovia como em rodovia. Impulsionada pela maior presença de ferrovias no escoamento de safras de grãos, em 2004, a Randon ingressou no setor ferroviário com inovações tecnológicas na linha de vagões tipo hopper HFE para o transporte de grãos e farelo e nesse segmento conta com 165 funcionários.
Devido à grande similaridade construtiva entre os implementos rodoviários e os vagões ferroviários, a Randon acredita que pode transferir aos vagões grande parte de sua experiência adquirida nos seus 56 anos de fabricação de implementos rodoviários, que resultou em um portfólio diversificado de equipamentos para o transporte.

Fonte: Caxias do Sul (RS), 1 de Novembro de 2005

Questão escolha simples:
Alem do mercado ferroviário de vagões a Randon produz produtos para outro mercado, qual seria esse mercado?
a) Rodoviário
b) Aéreo
c) Aeronáutico
d) Infantil
e) Informática
Questão dissertativa:
Além dos vagões tipo Hoper, a outros vagões de maior tecnologia, cite-o.
Resposta esperada:
Truque mecano soldado
Publicado em nome de Antonio Foresti

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